terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Bruxa Velha Inspiradora

A Bruxa Velha 

Algo que aprendi recentemente é que existe uma tradição remanescente de costumes pagãos antigos na península italiana, segundo a qual se espera um tipo de bruxa anciã, ou seja, uma figura do sexo feminino chamada Befana, que atravessa o céu voando numa vassoura e entra nas casas pela janela.



Quem se comportou bem recebe caramelos, quem se comportou mal recebe carvão ou alho.


O nome Befana deriva da palavra epifania, com raiz grega πιφάνεια (epifáneia), tendo se transformado nas variações bifanìa e befania.

Achei interessante essa tradição conectada com o conceito de epifania, que significa um tipo de revelação, insight ou até mesmo iluminação, como se fosse um tipo de inspiração suprema.

Em algumas regiões, como no norte da Itália, acontece em janeiro a celebração da Fogueira da Befana (Il falò della Bafana), considerado um ritual de purificação para propiciar inspiração para o próximo ano.

Sou fascinada pela simbologia das tradições consolidadas na história da humanidade, pois revelam aspectos muito reveladores da nossa origem e dos ritos inventados para marcar a passagem do tempo, os ciclos.

Aparentemente existe uma conexão com os fenômenos da natureza para indicar transformação: um ciclo que se fecha para proporcionar uma espécie de renascer.









4 comentários:

  1. A bruxa sem dúvida é um dos arquétipos mais fortes do nosso inconsciente coletivo. Muito interessante essas tradições elas dão forma e existência aos arquétipos que sem dúvida guardam segredos mais profundos da nossa existência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário e por compartilhar essas informações! Bem pertinente essa comparação com os arquétipos! Certamente um assunto que nos faz refletir bastante. É impressionante como todos esses temas nos inspiram a olhar para dentro! Pensar a respeito disso dá até mais sentido para nossa existência!

      Excluir
  2. Amei! Gratidão por partilhar sabedorias ancestrais 🙏 💖 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos privilegiados por ter acesso a esse tipo de conhecimento! Obrigada pelo apoio!

      Excluir