terça-feira, 6 de novembro de 2018

Comune di Mira: território extenso




Essa foi minha primeira missão de busca de documentos, envolvendo obtenção de certidão de casamento perante o “Ufficio di Stato Civile” (registro civil),  bem como certificado de batismo junto à Paróquia. 

Em Mira (região metropolitana de Veneza), o registro civil é meio “escondido”, situado na mesma estrutura da biblioteca, anexo a um mercado, ou seja, é relativamente longe da sede do Comune (prefeitura). Em outras localidades costumam ser no mesmo espaço físico ou relativamentede  próximos.


A “Parrochia” na qual estava guardado o documento do “antenato” (ancestral que se aventurou ao Brasil) das minhas clientes é ainda mais afastada, em Gambarare, considerada uma “frazione” do “Comune di Mira”, equivalente a um bairro distante.

Para dar uma ideia geral, comparando com a organização geo-política brasileira, o “Comune di Mira” seria o Município (possui Prefeitura); Gambarare, a “frazione”, seria um bairro; a Província de Veneza seria o Estado, e “Regione del Veneto” é uma área mais extensa englobando várias Províncias. Lembrando que isso é apenas uma comparação bem superficial!

No meio da missão descobri que Mira é um dos maiores comunes em extensão territorial de toda “Regione del Veneto”! Por isso é necessário ter paciência para esperar táxis, por exemplo, já que podem demorar para chegar em razão das grandes distâncias.

Tive que correr bastante para concluir todos os procedimentos no registro civil (onde fui atendida por um funcionário com sotaque bem arrastado e musical, característico da região) e ainda chegar a tempo no horário que havia agendado previamente com o pároco, sendo que demorei para encontrar o “sportello canonico” (gabinete canônico) em Gambarare, mesmo com o auxílio de um senhor gentil aleatório que se compadeceu da minha situação e tocou várias campainhas comigo nas proximidades da igreja!

Informação importante: a estação de trem de Mira Mirano estava em reforma e não encontrei banheiro! De toda forma, sempre existe algum café salvador para esses momentos de necessidade!

Com muita gratidão registro algumas imagens dessa aventura de muito aprendizado e sucesso! Me senti acolhida e protegida pela população local! Todo esforço valeu à pena depois que ouvi a mensagem emocionada das clientes quando souberam da missão cumprida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário