terça-feira, 6 de novembro de 2018

Comune di Pescia: labirinto clássico































É outono e a garoa é constante. O despertador toca às 4:30 da manhã, tenho tempo de tomar um “bello caffè” de aroma intenso, comer baguete, banana e tomar banho no bidê para subir no trem que parte às 6 da manhã com destino ao Comune di Pescia! 
A sensação de caminhar pela cidade antiga antes do nascer do sol é revigorante e a neblina faz tudo parecer o cenário de um filme! Vejo o sol nascer durante o percurso de cerca de 4 horas de trem. 

Pescia é atualmente um Comune da Provincia di Pistoia. Entretanto, na época de nascimento do “antenato” desse cliente, fazia parte da Provincia di Lucca, tanto que era essa informação anterior que constava no documento de registro de desembarque da família no Rio de Janeiro em 1890.

Por causa dessa mudança territorial, demorei para encontrar a certidão de nascimento quando realizei a pesquisa genealógica! 

A missão até Pescia foi bastante agradável apesar da garoa! A região é montanhosa e a cidade estava bastante florida. Enquanto aguardava a elaboração do documento no Comune, um funcionário gentil me ofereceu um “espresso lungo” pra aliviar o frio.


A sede do Comune é um típico visual clássico, parece um labirinto de filme antigo. O setor de “Stato Civile” fica no subsolo, precisa passar por um corredor meio obscuro, como se fosse nos fundos de um depósito, até chegar numa porta que na verdade é um elevador secreto! Amei!

Como a pesquisa desse caso foi mais complexa, ao receber o documento original finalmente, fiquei muito agradecida e emocionada!

Voltei tão encantada com as novas experiências que entrei no trem para a direção oposta sem querer! Tive que desembarcar no ponto final no Comune di Lucca, capital da Provincia di Lucca, para só então embarcar ao rumo correto! 


Apesar da minha desorientação momentânea, estou voltando mais cedo do que o previsto e até apareceu o sol! “Tanti auguri” (bons agouros)!


4 comentários:

  1. Olá Estefania, obrigada pelo tenho impenho em encontrar o documento do nosso bisavô..
    Estamos imensamente feliz e agradecidos a Deus, e também agradeço a você por nos ajudar nesse processo de busca de documentos 💕💕 graças a Deus você encontrou 👏👏👏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquel! Agradeço pela confiança! É uma honra fazer parte do resgate da ancestralidade da sua família! Contem comigo! Buona giornata sempre! Gratidão =)

      Excluir
  2. Me emocionando aqui com suas aventuras.😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou muito grata pela oportunidade de compartilhar essas vivências! Agradeço por fazer parte dessa aventura comigo!

      Excluir