terça-feira, 6 de novembro de 2018

Trens na Itália



Sou uma eterna apaixonada por trens em geral e sou muito grata pelo privilégio de estar viva numa época com tanta tecnologia que facilita incrivelmente a utilização dessa grande invenção da humanidade!

Compartilho algumas dicas para tornar a experiência ainda mais agradável: 
  1. levar um pouquinho de papel higiênico para eventuais emergências e álcool gel, especialmente em viagens ao interior;
  2. se possível, leve pouca bagagem, pois nem todas as estações possuem elevador e o peso parece que só aumenta depois de tantas escadarias;
  3. separar moedas pois é necessário pagar para usar o banheiro em estações de cidades maiores;
  4. plug de tomada e cabo para recarregar a bateria do celular nos trens que possuem esse recurso;
  5. fones de ouvido, já que ouvir música nos trens é transcendental e renovador!

    As estações normalmente são estruturadas de forma inteligente, com trilhos paralelos chamados “binari”, seguindo numeração ordenada. O acesso é por meio de “sottopassaggio” (subsolo) e as informações de chegadas e partidas são dispostas em telas posicionadas em locais estratégicos. Prefiro sempre procurar pelo horário e número do trem (ao invés do destino necessariamente, mas isso é uma preferência pessoal).

    As passagens (“biglietti”) podem ser adquiriras online, em máquinas automáticas, tabacarias ou guichês nas estações. Com exceção das passagens online, as demais necessitam de validação prévia em aparelhos próprios.

    Viajar de trem é uma oportunidade excelente para exercitar a contemplação e a respiração consciente no momento presente.


    Buona giornata!






    4 comentários: